segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

TAI JI QI GONG DE 18 PASSOS


TAI JI QI GONG SHI BA SHI 

     太极气功十八式

O TAI JI QI GONG DE 18 PASSOS é diferente do TAI JI QUAN (Tai Chi Chuan) e do QI GONG TAI JI tradicional. Recebe este nome porque se baseia nos movimentos suaves do tai ji quan e nos três tesouros da filosofia do qi gong que são Jing, Qi e Shen. Este exercício foi feito em 1981 pelo famoso mestre de qi gong Lin Hou Sheng, médico chinês que fez outras grandes contribuições ao desenvolvimento desta arte terapêutica como em 1978 que emitiu seu qi para equipamentos científicos onde foi registrada radiações infravermelhas mostrando para todos que o qi tem uma realidade também material. Em 1980 usou seu qi para anestesiar 11 pacientes submetidos à cirurgias de grande porte.
O texto que se segue foi escrito pelo próprio mestre Lin Hou Sheng em referência à pratica do Tai Ji Qi Gong de 18 passos:
“ Pôr que as pessoas que praticam esporte regularmente e treinam Qi gong têm as maçãs do rosto rosadas, corpo bem feito, não temem o frio no inverno nem o calor do verão e raramente ficam doentes, ao passo que as pessoas destreinadas são pálidas, têm medo do frio e do calor e ficam doentes com facilidade? Porque a essência dos primeiros é forte  e a dos últimos é fraca. Do ponto de vista da filosofia médica chinesa , os primeiros estão cheios de energia vital, que os últimos não possuem.
A energia vital é a base da saúde. “Se a doença atacar uma pessoa, é porque certamente sua energia vital não é suficiente”. “Se a energia vital estiver presente, o mal não poderá entrar”.(A “energia vital” se refere à resistência natural de uma pessoa às doenças; o “mal” - “energia ruim” - se refere a todos os fatores patogênicos). Isso mostra que a doença ocorre não só devido aos agentes causadores de doenças, mas também por causa da resistência natural da pessoa.
O Tai Ji de 18 passos é capaz de prevenir doenças porque fortalece a essência da pessoa, realça a energia vital e estimula a resistência natural... A saúde de uma pessoa está intimamente ligada com o stress emocional... O Tai Ji de 18 passos combina os sentimentos adequados com pensamentos agradáveis de uma bonita paisagem e uma atitude relaxada e alegre para superar inúmeros pensamentos irrelevantes, ansiedade e sentimentos tumultuados...
Com a prática do Tai Ji de 18 passos podemos limpar os meridianos e harmonizar a circulação do sangue e da energia, alcançando, portanto, a função de prevenir e curar doenças... Depois de praticar o Tai Ji de 18 passos durante algum tempo, podemos melhorar as funções do sistema nervoso simpático e parassimpático... Mudanças no ambiente interno do abdômen “massageiam” o estômago, os intestinos grosso e delgado, estimulando seus movimentos e melhorando suas funções digestivas e de absorção...
As pessoas têm muitas potencialidades que não são desenvolvidas apropriadamente. Muitos capilares do corpo freqüentemente estão bloqueados. Uma pessoa tem cerca de mais de 100 bilhões de células nervosas, mas apenas cerca de 10 a 20 bilhões destas células são usadas com freqüência. Portanto, entre 80 e 90 por cento das células nervosas nunca foram utilizadas apropriadamente. Uma pessoa tem cerca de 7 bilhões e meio de células no pulmão, mas somente uma pequena parte é empregada com freqüência. Depois de praticar o Tai Ji de 18 passos, há um aumento notável na atividade cerebral, na capacidade do pulmão e no aumento do fluxo sangüíneo. Isso mostra que o Tai Ji de 18 passos pode desenvolver as potencialidades de uma pessoa.
Quando a essência, a energia e o espírito de uma pessoa são bons, ela está saudável. Ao harmonizar o corpo, a respiração e a mente quando praticamos o Tai Ji de 18 passos, harmonizamos também todas as funções internas do corpo,  damos ênfase ao treinamento da mente, realçamos a unidade do espírito e do corpo, e melhoramos e fortalecemos a essência, a energia e o espírito, aumentando assim a vitalidade e a resistência para evitar doenças e promover saúde”.

CONSELHOS DO MESTRE LIN HOU SHENG PARA A PRÁTICA

1 – Seja persistente no treinamento, não desista no meio do caminho. Tenha fé, determinação e paciência.
2 - Mantenha uma postura correta durante a prática. O corpo deve estar relaxado, ereto e natural. Os movimentos devem ser suaves, circulares, coordenados e uniformes.
3 – Preste atenção às funções da mente e da respiração. Existe três aspectos da arte: Treinamento da postura, da respiração e da mente. Pense numa paisagem bonita em cada exercício, como admirar a lua. A respiração deve ser profunda.
4 – Preste atenção na “força interior”. “Use a mente, não a força mecânica. Use a determinação para fazer com que o Qi flua”. Quando a forma externa se movimenta ( sem o uso da força ), a força interna flui.
5 – Os movimentos devem ser leves e agradáveis, regulares e contínuos. Sorria e coloque uma música de fundo. Não deve haver nenhuma interrupção bruscas entre as mudanças de exercícios.
6 – Pratique num ambiente calmo e confortável. Se estiver ventando não é recomendado praticar ao ar livre. Se você estiver num ambiente fechado, assegurem-se que haja ar fresco. Exercite-se de uma a três vezes por dia durante 15 minutos cada série.

OS 18 PASSOS DO TAI JI QI GONG


1.       Regulando a respiração;
2.       Expandindo o peito para respirar;
3.       Balançando como um arco-íris;
4.       Separando as nuvens com movimentos circulares;
5.       Firme em pé com rotação reversa de braços;
6.       Remando um barco no lago;
7.       Erguendo uma bola para os ombros;
8.       Girar olhando alua;
9.       Girar os punhos e puxar;
10.   Movendo as mãos como nuvens em base firme;
11.   Pegando água do mar e olhando o céu;
12.   Puxar e fazer grandes ondas;
13.   O pombo abre as asas;
14.   Girar braços para fora e socar;
15.   Ganso selvagem voando;
16.   Gira frontal os braços;
17.   Batendo de leve uma bola com grande passo;
18.   Pressionando para baixo adensando a força.

Prof. Gutembergue Livramento

Um comentário: