segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CHINA: Um pouco de história





中国历史辑要

HISTÓRIA da CHINA


O nome China provavelmente vem do termo persa Cini. Na Índia antiga a China era chamada de Cina e na Grécia, de Seres. Todas as palavras se associam de alguma forma a seda. O que mais se acredita é que o nome do país tenha origem mesmo na transliteração do nome de Qin (Qin ShiHuang Di), imperador que unificou a China em 221 aC. Em chinês o nome do país é ZHONG GUO, o império do centro. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo juntamente com a Mesopotâmia, o Egito, a Índia e a Grécia. Estão presentes muitas coisas hoje em dia que tiveram origem na China tais como: o papel, a bússola, pólvora, macarrão, fogos de artifício, a seda, jogo de xadrez, papagaio, pipas de empinar, guarda-chuva, porcelana dentre centenas de outros. Também importaram de outras culturas o fumo e o vidro.

O POVO E A LÍNGUA

Há uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas o que equivale a quase um quarto da população mundial. É o terceiro maior país do mundo sendo dividido em 22 províncias tendo seus governos locais que são comandados pelo governo central em sua capital Beijing. Cerca de 95% da população é da nacionalidade Han de origem do início da era Cristã. Há também as minorias étnicas (tais como os uigurs, os mongóis e os miaos) que tem suas próprias línguas e costumes. Algumas etnias vivem nas fronteiras do país, como os povos ji nuo e wa, das altas montanhas do sudoeste.

A língua chinesa é pictografada se escrevendo com ideogramas. Cada símbolo traz uma idéia contida em seus traços. Hoje a língua oficial chinesa é o Putonghua, conhecida no ocidente pelo nome de Mandarim. Há cerca de 5000 ideogramas mais utilizados mas há milhares de outros. Na China todos lêem o mesmo livro mesmo que em dialetos diferentes sendo esta uma das características marcantes de um idioma que pode ser escrito com ideogramas. A partir dos anos 60 temos a forma romanizada chamada de Pinyin como instrumento de apoio para escrever em letras ocidentais todos os sons dos ideogramas chineses.

A GEOGRAFIA

A paisagem chinesa é muito variada. A noroeste ficam os montes Tianshan e o deserto de Gobi. O nordeste chega até a Sibéria, onde a temperatura cai a quarenta graus negativos no inverno. A rota nordeste era o caminho tradicional para alcançarem a Rússia, Mongólia, a Coréia e,  atravessando o mar, o Japão. O sul da China é subtropical e faz fronteira com os países do sudeste da Ásia continental. As montanhas no sudoeste do país se unem à cordilheira do Himalaia. Os rios mais longos da China, o Yangtsé e o amarelo, nascem nos montes Kunlun, a oeste, e correm para o leste até o oceano Pacífico. O litoral acompanha esse oceano por 12 mil quilômetros e os principais portos, como Cantão (GuangDong)  e Xangai (ShangHai), há séculos são portas de entrada com o mar e o resto do mundo.    

  
INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO

No século XIX os historiadores ocidentais acreditavam que viajantes deslocaram da Mesopotâmia para a China há cinco mil anos atrás construindo parte da civilização local. Nos dias de hoje sabe-se pelas descobertas arqueológicas que há vestígios de vida em todo território chinês de eras ainda mais remotas.
Pei Wenzhong (1904 – 1982) jovem arqueólogo chinês em 1929 encontrou um crânio humano de sete milhões de anos, chamando de “Homem de Pequim”. Este Homem vivia nas cavernas de ZhouKoudian, uma área montanhosa perto da capital chinesa, Pequim (Beijing). Foi um marco na história da arqueologia mundial detectando os primórdios da civilização humana.

Há sete mil anos atrás viviam em aldeias agrícolas ao longo do rio Amarelo. Usavam instrumento de pedra polida, cultivavam trigo, cevada e painço, coletavam frutas e pescavam. Criavam cachorros e porcos como animais domésticos e faziam vasos de cerâmica para guardar a comida.

No norte cultivava painço enquanto no sul o arroz. Arqueólogos chineses encontraram uma povoação de sete mil anos em Hemudu, perto da baía de Hangzhou, onde se construíam casas de madeira sobre estacas acima do solo. Este povo possivelmente foi os primeiros a cultivar arroz. Estes povos do sul e norte deram origem ao povo chinês moderno.
                                                                           
DINASTIA XIA (2100 AC a 1600 AC)


A partir de 2100 AC é fundada a primeira dinastia chinesa. Houve a fabricação da cerâmica. Porcos, gado, cabras, ovelhas e cães são criados nas fazendas. Ainda há poucos indícios históricos desta época. 


 
DINASTIA SHANG (1600 AC a 1027)

A idade do bronze começou na China por volta de 3000 AC chegando nesta dinastia a uma grande produção de peças de bronze. Iniciava a fabricação de objetos para cerimônias religiosas e também pontas de armas como lança para a guerra.

Por volta de 1600 AC a família Shang estabeleceu a sua dinastia nas planícies centrais. Os Shang mudaram sua capital várias vezes se estabelecendo por fim em Anyang, província de Henan. A dinastia Shang foi derrotada em meados do século XI AC pelos Zhou, do noroeste da China.


                                                                             
DINASTIA ZHOU (1027 AC a 221 AC)

ZHOU do oeste (1027 AC a 770 AC) e ZHOU do leste (770 AC a 221 AC)

Em 1027 AC o Rei Zhou dividiu as terras e distribuiu-as entre seus parentes. Deu a todos títulos de nobreza. Mais de setenta estados foram doados. A capital central era Gaojing. Logo os governantes de cada estado começaram a lutar entre si por terra e poder. Os Zhou lutavam constantemente com povos estrangeiros, chamados por eles de bárbaros, o que fez mudar a capital para Luoyang em 770 AC no leste pois a antiga capital foi tomada.

A dinastia Zhou sobreviveu mais que qualquer outra dinastia chinesa (de 1100 AC até 221 AC). Entretanto os últimos 300 anos de sua história foram tão violentos que se conhece por “Era dos Estados Combatentes” (476 AC até 221 AC). Os reis Zhou a partir do século VII AC perderam o controle e os Estados semi-independentes lutavam entre si para aumentar suas terras. Os primeiros pensadores chineses reagiram a esta situação e criaram novas maneiras de pensar sobre o mundo com novas filosofias com Confúcio (Gong Fu Zi) 551-479 AC e Lao Tse (Lao Zi) 604-531 AC, se destacando com as filosofias Confucionismo e Taoísmo respectivamente.

Confúcio nasceu numa família de altos funcionários do Estado Lu, na atual província de Shandong.  Admirava os sábios antigos e lamentava a perda da glória das sociedades chinesas anteriores. Buscou restaurar os velhos costumes e cerimônia do país. Trazia o amor filial e o respeito pelos ancestrais e mais velhos assim como toda a forma de governar um povo com equilíbrio e direitos a todos os subordinados. Tempos depois de sua morte tornou seus escritos uma religião oficial do governo chinês seguida por todas as autoridades. Até hoje influencia toda a carta da Constituição do Estado Chinês.

Lao Zi foi o fundador da filosofia taoísta. Prega que se deve voltar a atenção para a Natureza, pois reside nela o grande ensinamento do Tao (Dao). A melhor solução para qualquer problema é a ação pela não ação, chamada de Wu Wei, que ensina a observação do fluxo natural de todas as coisas como o rio ou o vento. A partir desta observação deve-se agir sem interferir neste fluxo. Isto não significa simplesmente não fazer nada; não fazer nada muitas vezes já é uma interferência. A lenda diz que Lao Zi se retirou para suas meditações, mas antes quando estava viajando numa carroça de bois foi detido por um porteiro que o convenceu a escrever sua filosofia. Então escreveu o Tao te king (Dao De Jing), o caminho da natureza e seu poder, que foi traduzido em muitos idiomas inclusive o português. Um dos seus seguidores foi Chuang Tsu (Zhuang Zhou), 369-290 AC, recusou-se a assumir qualquer cargo público para o governo preferindo viver na pobreza pois acreditava que as pessoas devem estar mais próximos da natureza. Certa vez sonhou que tinha se transformado em uma borboleta. Quando acordou perguntou a um de seus discípulos se ele era uma borboleta sonhando que era Zhuang Zhou ou Zhuang Zhou sonhando ser uma borboleta; esta é uma história famosa sobre ele. Escreveu também seus livros traduzidos hoje também em português.



 
DINASTIA QIN

O Primeiro Imperador da China. (221 AC a 206AC).

     A Era dos Estados Combatentes terminou em 221 AC, quando o estado de Qin, no noroeste da China, conseguiu unir todo o país. O rei de Qin (259-210 AC) tornou-se o primeiro imperador da China reinando de 221 a 210 AC. Passou a se chamar Qin Shihuangdi que significa o Grande imperador amarelo Qin. Pelo nome já se percebia que era megalomaníaco. Para fortalecer seu domínio ordenou que todas as obras de literatura e filosofia fossem queimadas e que quinhentos intelectuais fossem enterrados vivos. Construiu monumentos e palácios luxuosos em homenagem a suas realizações. Os únicos livros que não foram queimados cursavam sobre agricultura e a história de Qin. Ele acreditava que poderia viver eternamente mas morreu aos 49 anos, em 210 AC, em uma viagem pelo país. Somente em 206 AC o povo conseguiu saquear e queimar os seus palácios derrubando definitivamente seu império. Mandou centenas de moças e rapazes ao mar para buscar uma planta mágica junto com seu principal assessor. Diz-se que desta viagem nasceu o Japão nas ilhas Honshu miscigenando os jovens chineses com os aimons, povo nativo, nascendo o povo japonês.      
Já havia as muralhas que separavam os estados, contudo depois da unificação de Qin estas muralhas foram derrubadas permanecendo apenas as do norte. Com isto isolou a Manchúria e a Mongólia que resistiram a unificação. Esses dois países se tornaram inimigos da China e anos mais tarde invadiriam o país e construiriam seus impérios.  A partir das muralhas do nordeste Qin Shihuangdi mandou ampliar para que pudesse proteger todo o noroeste e sudoeste, pois o sul e sudeste da china se abrem para o mar. Para construir a chamada “Grande muralha da China”  de cerca de 6000 Km e largura que se pode passar seis cavalos lado a lado, o imperador impôs altos impostos e colocou todo o povo, inclusive os nobres, para trabalhar de inverno a inverno emparedando vivo os preguiçosos e doentes para servirem de exemplo. Apesar disto a muralha como conhecemos só terminou sua construção no Império dos Ming.


Em 1974, em Xi’An, um camponês que cavava a terra em busca de água doce descobriu por acaso um exercito de terracota, a alguns quilômetros do túmulo de Qin Shihuangdi. Ele mandou construir milhares de cavalos com carruagem e soldados em tamanho natural de terracota com armas da época acreditando que após sua morte estaria protegido. Os artistas morreram lá dentro de velhos pois não poderiam sair para não contar a localização do túmulo.   


汉 
DINASTIA HAN (206 AC a 220 DC)

Durante a Revolução dos Camponeses, Liu Ban (256-195 AC) funcionário de pouca importância no governo Qin, conseguiu derrotar todos os inimigos e estabeleceu a dinastia Han. Hoje em dia a maior parte do povo chinês é considerado Han, cerca de 95% dentre as 52 nacionalidades.
Durante a dinastia Han a agricultura se desenvolveu muito, difundiram-se os arados puxados por bois e os instrumentos de ferro usados pelos camponeses até hoje em parte do país. A China se tornou muito rica nesta época e se expandiu em várias direções.
Vários sutras budistas e alguns monges indianos chegaram à China por interesse do imperador em 62DC e foram guardados nas montanhas centrais no templo Bai Ma, cavalo branco, o que deu grande impulso ao crescimento do budismo no país. Chamava-se de Bai Ma porque os monges quando chegaram à China estavam montados em cavalos brancos. Este templo foi construído especialmente para guardar os sutras e tempos depois foram transferidos em parte para o templo Shaolin construído em 495DC.
Em 105 DC um funcionário da corte Han chamado Cai Lun aperfeiçoou a técnica de fabricar papel e seu nome hoje está ligado à invenção deste produto. Na verdade o papel foi inventado na China no século II AC usando principalmente a planta cânhamo. Antes disso escrevia-se em madeira, seda, cerâmica, pedra, ossos e bambu. Além do papel nesta dinastia foram inventados os estribos, as bestas com gatilhos de bronze, relógios de sol e de água e o sal é extraído do solo com perfuradoras metálicas.


No século III DC muitas seitas taoístas se revoltaram contra o governo Han e acabaram por derrubá-lo. Como os adeptos desta seita costumavam usar um turbante amarelo, suas revoltas receberam o nome de Rebeliões do turbante amarelo. Depois delas a China mergulhou em um período de agitações e entre 304 e 580 DC houve lutas pelo poder nas planícies centrais e nas fronteiras do norte e oeste muitos povos minoritários estabeleceram seus próprios reinos.


三国
TRÊS REINOS (220 DC a 280 DC)

Depois da revolta que derrubou a dinastia Han a China é dividida em 3 reinos governados pelos reis Wei (220DC a 265 DC), Shu (221 a 263), Wu (222 a 280). O país estava imerso em guerras.


                            WEI                                         SHU                                         WU
                                                                   

   Tribos do norte da Ásia conquistaram o norte da China e o vale do rio Amarelo (Huang He) implantando seus reinos, a saber:


       

JIN (265 a 420) - Jin do oeste (265 a 317) e Jin do leste (317 a 420)




      朝




CHAO do sul e do norte (420 a 589)




     隋

DINASTIA SUI (581 A 618)

Em 581 o general Yang Jian, após derrotar seus adversários, estabeleceu a dinastia Sui e reunificou o país novamente.


 
DINASTIA TANG (618 a 907)

Em 618 o general Sui Li Yan uniu-se a uma rebelião que derrubou a dinastia Sui. A dinastia Tang estabeleceu o que se chamou de “A idade de ouro” da história da China. Nos cem anos seguintes houve prosperidade e estabilidade. A agricultura e a indústria têxtil cresceu muito e também a população. Os depósitos de Luoyang eram capazes de armazenar 360 mil toneladas de cereais – cerca de metade das reservas totais do Estado. As artes floresceram principalmente a poesia. Hoje conhecemos mais de dez mil poetas deste período. Os mais famosos foram Li Bo e Du Fu.

A capital Chang’ an foi planejada por Yu Wenkai e começou a ser construída em 582. Foi a capital Sui e Tang. Era uma das maiores cidades do mundo. A maior rua tinha 410 metros de largura. Nasceu um sistema bancário rudimentar que possibilitava comerciantes depositar e pedir empréstimos. Na cidade havia pessoas de todo o mundo tornando popular costumes estrangeiros como o jogo de pólo, de origem persa.
A primeira imperatriz da história da China, Wu Zetian, governou de 690 a 705. Nasceu em 624 e foi escolhida aos 14 anos para concubina imperial mais tarde se tornou a esposa do imperador Gaozong que faleceu em 690. Wu Zetian mudou o sistema de seleção dos funcionários públicos para que também os mais humildes tivessem chance. Ela era budista e construiu muitos templos para Buda.     



DINASTIA SONG (960 a 1279)

Song do norte (960-1127) e Song do sul (1127-1279)

Outra rebelião camponesa, no final do século IX, levou a queda da dinastia Tang, e mais uma vez a China foi dividida em vários reinos. Em 960 o general Zhao Kuangyin fundou a dinastia Song, e fez Kaifeng sua capital no centro da China. Hanzhou também foi capital Song nos últimos 50 anos.
Kaifeng desfrutava de muitas vantagens naturais. Centenas de restaurantes funcionavam 24h por dia com mercados e teatros para divertir milhares de comerciantes diariamente. Divertimento como ópera, acrobacias e fantoches aconteciam em grandes teatros. O maior deles na capital tinha capacidade para mais de mil pessoas.

A mineração, a indústria têxtil, a imprensa e a fabricação de papel e porcelana desenvolveram-se rapidamente. Com a invenção da bússola há mais de dois mil anos pelos chineses assim como a mais avançada construção de navios do mundo entre os séculos XIII e XIV a exportação da porcelana chinesa chegou ao oriente médio, Japão, Coréia e Europa. A descoberta da América por Colombo (1492) e a volta a mundo de Fernão de Magalhães (1519-1521) dependeram da bússola chinesa.

Durante o período Song os chineses inventaram o dinheiro de papel. Eram mais fáceis de serem manuseadas e ainda economizavam metais como ouro, prata, bronze, cobre e ferro. As moedas chinesas tinham um orifício quadrado no meio para os comerciantes amarrarem-nas com barbante. O dinheiro de papel só chegou à Europa no século XVII.  

Muitas descobertas importantes aconteceram nesta época e Sheng Kuo (1031-1095) escreveu um livro famoso, Ensaios do rio do sonho, onde se fala sobre astronomia, química, matemática, geologia, física, arquitetura e medicina. O livro mostra inventores e criações. Como:

A imprensa foi inventada pelos chineses no século VII com impressão em blocos de madeira. Bi Sheng em 1041 inventou a impressão com tipos móveis. Levou sete anos (1041 a 1048) e fez todos os ideogramas em argila que poderiam ser disposto em um bloco de impressão e serem reutilizados em outra ordem qualquer. Foi tão revolucionária para a época quanto o computador foi para o século XX. Em 1298 cem exemplares de um livro de sessenta mil ideogramas foram impressos em menos de um mês.

A caligrafia e pintura eram apreciadas por todos. O imperador Huizong (1082-1135) era um artista e mantinha uma escola em sua corte. Quem passasse nos exames recebia o título de pintor profissional.

A porcelana da dinastia Song é famosa pela sua beleza e pela forma como era feita. Em Lonquan, na província de Zhejian, havia um enorme forno capaz de cozer 25 mil recipientes de uma única vez.

A pólvora é uma mistura de salitre, enxofre e carvão. Diariamente quarenta mil trabalhadores na capital fabricavam milhares de flechas incendiárias. Era uma grande vantagem pois somente os chineses conheciam o segredo. Só no século XIII os árabes descobriram como fazer a pólvora e chamaram de “neve chinesa”.

Na medicina eram usados ervas, plantas, acupuntura e exercícios para tratar e prevenir doenças. O médico do hospital real, Wang Weiyi, em 1026, fez duas estatuetas de bronze mostrando todos os pontos de acupuntura no corpo humano que é utilizado pelos estudantes d medicina chinesa até os dias de hoje.
Li Shizhen (1518-1593) escreveu o brilhante livro, o compêndio da matéria médica, mostrando cerca de duas mil plantas medicinais e cita 11 mil remédios preparados com estas plantas.   

A astronomia era muito avançada na China. Em 1088, Han Gonglian projetou o primeiro relógio astronômico do mundo movido à água com 12 metros de altura.


DINASTIA YUAN (1206 a 1368)

Os mongóis eram nômades que viviam nas estepes da Mongólia. No século XIII Gengis Khan (1167-1227) uniu todos esses nômades, que eram seis grandes tribos, vencendo-os em batalhas formando o império Mongol.  Gengis Khan foi o primeiro a ultrapassar a muralha da China. Quando morreu, seu neto Kublai Khan (1260-1294) chefiou o exército Mongol contra a dinastia Song conseguindo derrota-la. Em 1271 Kublai Khan mudou a capital para Beijing (Pequim), na época chamada de Yanjing, estabelecendo ali a dinastia Yuan, por isso pode ser marcado seu início em 1271 a 1368.     
   
Marco Pólo (1254-1324) nasceu em Veneza, na Itália. Filho de comerciantes foi acompanhando seu pai e tio para a China em 1271 só voltando à Veneza em 1295 depois da morte de Kublai Khan. Em 1277 Kublai Khan nomeou Marco Pólo membro de seu conselho privado e durante três anos foi fiscal de impostos em Yangzhou próxima à famosa e linda Hangzhou. Conta-se que Kublai Khan sofria de epilepsia e tinha a saúde débil, mas ninguém poderia saber de sua fraqueza. Marco Pólo descobriu o segredo do imperador, mas foi poupado pois era muito querido mantendo o segredo até a morte dele.
Marco Pólo levou para a Europa várias invenções chinesas a mais conhecida pela Itália foi o macarrão.  



DINASTIA MING (1368 a 1644)

O povo chinês, em meados do século XIV, derrubou a dinastia mongol estabelecendo a dinastia Ming em 1368. O novo imperador Zhu Yuannzhang, era conhecido como “Rei Mendigo” pois tinha vivido como monge errante antes da vitória contra os mongóis. A capital dos Ming em Beijing gastando 13 anos para construir o palácio real.

Nesta época as muralhas do norte foram reforçadas para evitar invasões dos bárbaros vindo das estepes.
Grandes expedições marítimas foram feitas para explorar novos lugares para contato comercial. A maior delas foi comandada por Zheng He (1371-1435) que foi o maior navegante da história chinesa. Entre 1405 e 1433 o imperador Cheng Zu enviou Zheng He a sete viagens de exploração por outros países, até o sudeste asiático, Índia, golfo Pérsico e África oriental. Na maior destas seus 62 navios levavam 28 mil homens com cada navio pesando 15 mil toneladas. Era a maior frota marítima do mundo.
As artes de uma forma geral tiveram um grande crescimento sendo uma dinastia muito popular.



DINASTIA QING (1644 a 1911)

Em 1644 o governo Ming foi derrubado por uma série de rebeliões camponesas. Os Manchus, habitantes das pradarias da Mongólia, derrotaram o exército camponês estabelecendo sua dinastia que chamou de Qing. O império Manchu se expandiu com força.
No século XVIII a Inglaterra era a grande potência industrial do Ocidente e mostrava grande interesse em negociar com a China. Alguns contatos foram feitos mas o resultado não foi satisfatório.

A primeira guerra do ópio. Em 1839, estourou uma guerra entre a China e a Inglaterra por causa do comércio do ópio. A companhia Inglesa das Índias Orientais comercializava ópio à China vindo da Índia, que era colônia britânica, para a China como pagamento de produtos chineses como o chá, seda e porcelana que importavam. A população chinesa estava cada vez mais viciada em ópio e gastava muito dinheiro com este produto. O governo chinês ficou preocupado com o esvaziamento do tesouro nacional e em 1839 apreendeu e queimou mais de vinte mil caixas de ópio vindo da Índia em Cantão (Guangdong) em protesto. Os Ingleses em revide enviaram quatro mil soldados para atacar grandes portos e cidades chinesas. Os Ingleses ganharam a guerra em agosto de 1842 foi assinado um tratado em Nanquim (Nanjing) mantendo o direito de negociar na China. A ilha de Hong Kong foi entregue a Inglaterra até 1998 como parte desse tratado de paz.

A segunda guerra do ópio. Apesar de não ter nada a ver com o ópio mas foi assim chamada pelo envolvimento dos dois países, China e Inglaterra. Em 8 de outubro de 1856 alguns marinheiros chineses de um navio Inglês foram presos em Guangdong. Os Ingleses ficaram ofendidos e exigiram desculpas. O governo chinês se recusou a pedi-las e como protesto os moradores da cidade de Guangdong queimaram lojas e fábricas inglesas. Tropas inglesas e francesas ocuparam Beijing e incendiaram o Palácio de Verão, que era uma das mais belas construções do mundo. Hoje só se encontram as ruínas para visitação. 

O ÚLTIMO IMPERADOR

Pu Yi nasceu em 1906 quando a dinastia Qing chegava ao fim. Ci Xi, esposa do imperador Guangxu, mandou prender o marido e proclamou-se chefe de Estado. Guangxu morreu em novembro de 1908 e Ci Xi (chamada de a Imperatriz viúva) nomeou seu filho Pu Yi, de dois anos de idade, como o novo Imperador da China. É óbvio que ela queria controlar o poder. A imperatriz morreu meses depois. Quando Pu Yi tinha cinco anos a China se tornou república e o governo seria eleito pelo povo. O novo governo republicano permitiu que Pu Yi permanecesse no palácio da cidade proibida. Durante muitos anos Pu Yi pensava que governava a China toda. Pu Yi aprendeu a ler e a escrever com seus servos e aulas com seu tutor inglês, Reginald Johnston, de março de 1919 até 1922.

A Cidade Proibida. Beijing era a antiga capital da dinastia Yuan. Em 1421 o imperador Chenzu, da dinastia Ming, decidiu mudar sua capital para Beijing e transformou a Cidade Proibida em palácio imperial. A Cidade Proibida que fica no centro de Beijing ocupa 720 mil metros quadrados levando 15 anos para ser construída. Tem quase cem mil aposentos e é rodeada por um fosso. É divida em duas partes: uma área abriga os grandes salões cerimoniais para os negócios oficiais e a outra contém moradias e jardins. A entrada principal chama-se Portão da Paz Celestial (Tianan men).  

Durante a década de 1930, os japoneses expandiram seu império e marcharam sobre a China. Convenceram Pu Yi a ir para a Manchúria (sua terra natal) para atuar como imperador durante a ocupação japonesa. Pu Yi era controlado pelos japoneses. Quando os japoneses deixaram a China, depois da segunda guerra mundial (1939-1945), o exército Russo prendeu Pu Yi. Depois de muitos anos de prisão Pu Yi terminou seus dias em 1967 como jardineiro em Beijing no início da revolução cultural.


 中华民国
REPÚBLICA DA CHINA (1912 a 1949)

Em 10 de outubro de 1911 uma revolução derrubou o imperador Manchu e transformou a China numa república. Seu primeiro presidente foi Sun Yat Sen (1866-1925) que representou o partido Nacionalista. Tomou posse em 01 de janeiro de 1912.

Em 1912 um grupo de nacionalistas liderados por Sun Yat Sen (Sun Zhongshan) formou seu próprio partido, o Kuomitang, iniciando a Revolução Nacionalista chinesa. Em 1921, um grupo de Shanghai influenciado pelos escritos de Karl Marx fundou o partido comunista Chinês. Após a morte de Sun Yat Sen em 1925, o general Chiang Kaishek (Jiang Jieshi) assumiu o partido nacionalista. Em 1926, em Guangdong, Chiang Kaishek se uniu aos comunistas para lutar contra os Senhores da Guerra (poderosos proprietários rurais) no norte do país para unificar a nação. Depois que venceram os Senhores da Guerra os nacionalistas passaram a perseguir os comunistas. Em 1934 para fugir dos ataques nacionalistas os comunistas iniciaram “A GRANDE MARCHA” reunindo mais de cem mil deles no Exército Vermelho partindo de Jianxi em direção a Yan’an. 

Passaram por muitas províncias e atravessaram 18 cordilheiras, 24 rios e caminharam por pântanos, desertos e montanhas cobertas de neve usando somente roupas de algodão. Só uma em cada cinco pessoas que iniciaram a marcha sobreviveu. Caminharam 9.600 Km em um ano. Fizeram de Yan’an seu quartel general de 1936 até 1949 liderados por Mao Tsetung (Mao Zi Dong) de onde fizeram guerrilhas e programas de reforma educacional e agrícola. Mao Tsetung (1893-1976) foi um professor e um dos fundadores do partido comunista chinês. Filho de agricultores foi para o interior buscar apoio para suas idéias. Por causa de seu sotaque forte interiorano era difícil entendê-lo claramente em seus discursos.

Em 1937 o governo nacionalista do Kuomitang de Chiang Kaishek começou a perder apoio por não conseguir impedir a invasão dos japoneses. Em Yan’an os comunistas conseguiam melhor resultado com suas táticas de guerrilhas, e o povo levou este fato em conta pois sofreu muito com a invasão japonesa. Em 1946 depois que os japoneses foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, a China mergulhou em um estado de guerra civil entre nacionalistas e comunistas.


中华人民共和国
REPÚBLICA POPULAR DA CHINA (A partir de 1949)

Depois de quase três anos de luta, em 01 de outubro de 1949, Mao ZeDong (Mao Tsetung) chegou no Portão da Paz Celeste, em frente à Cidade Proibida, proclamando a República Popular da China. Chiang Kaishek fugiu para Taiwan, ilha do oceano pacífico há 180 Km a sudeste da China, constituindo lá a República Capitalista Chinesa.

O governo comunista buscou criar uma nova sociedade e logo nos primeiros anos de poder dividiu as terras com igualdade entre o povo chinês e proibiu os casamentos arranjados. Mas mostrou um lado muito negativo. Em 1958 o presidente Mao Tsetung anunciou o movimento que intitulou de “O grande salto para frente” onde se pretendia uma grande reforma econômica e agrícola, mas resultou em muita fome no país. Muitos intelectuais que se opuseram foram presos ou mortos.

A REVOLUÇÃO CULTURAL

Nos dez anos entre 1966 e 1976 foi chamada de Revolução Cultural. A Guarda Vermelha do presidente Mao tentou destruir os costumes tradicionais, roupas e livros antigos. Esse movimento foi desastroso para a China. Muitos professores, médicos, dançarinos, universitários foram exilados para os confins do país e obrigados a executarem trabalhos forçados. Quem tinha qualquer ligação com o estrangeiro era também perseguido. As portas se fecharam para o ocidente.
A Revolução terminou com a morte de Mao Tsetung (Mao Ze Dong) em 1976 aos 83 anos de idade e ficou conhecida como “Os dez anos de Caos”.


中国今天

A CHINA HOJE

No fim da década de 1970 a China adotou a política chamada de “portas abertas” para que pudesse participar ativamente do mercado internacional. Acabou o racionamento imposto por Mao e os produtores agrícolas voltaram a produzir grandes variedades de alimentos. Os agricultores ganharam mais independência e passaram a cultivar as suas próprias terras ao invés de produzir nas comunas do Estado. Nas comunas toda a produção era entregue ao Estado, pois era proibido ficar com a produção não havendo nenhum incentivo para se produzir mais. Com a propriedade privada havia o incentivo para a produção porque tudo que se produzia poderia se vender; o lucro era proporcional aos esforços.
O novo governo permitiu também a volta das feiras e mercados livres que foram proibidos durante a Revolução Cultural. Os donos das fábricas passaram a ter mais poder enquanto que os operários passaram a ser mais bem pagos por sua produção culminando no aumento geral de salários em 1977.
A China vem se tornando uma potência industrial e econômica. O investimento estrangeiro é cada vez maior dentro do país só que desta vez quem dita as normas é o governo chinês. Com uma população de quase 1,5 bilhão de pessoas certamente este mercado ditará as regras em um mundo globalizado. A China vende seus produtos para a maior parte do mundo e também importa.
O mais recente país a estreitar suas relações culturais e comerciais com a China é o Brasil. Hoje a China tem um crescimento econômico anual cerca de sete vezes maior que o Brasil e para ambos foi interessante estes novos laços. Com isto já se procura profissionais de todas as áreas que possam falar chinês. Quem pensaria isto há dez anos atrás?
A China ditará certamente, não somente regras econômicas, mas futuramente também o que tange a cultura e a ciência. Penso que tudo isto está somente começando. Quem quiser entrar neste mundo de possibilidades e descobertas infinitas que se prepare, pois a cultura milenar chinesa começa a tomar um espaço cada vez maior. Ironicamente um país com certas regras ainda comunistas imporá uma movimentação financeira astronômica em mundo capitalista se caracterizando como a grande potência do século XXI.  

PROF. GUTEMBERGUE LIVRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário