sábado, 9 de fevereiro de 2013

O que é o Qigong?



O Qigong (Chi Kung) é uma arte chinesa que busca a capacitação do controle e trabalho sobre o Qi (Chi), a energia vital e a energia que sustenta todo o universo. Traduzido freqüentemente como Energia, o Qi é motivo de pesquisa em todo o mundo inclusive compreendendo-o com as ciências modernas como a Física Quântica e Vibracional. 

A prática do Qigong se faz através de exercícios que prevalecem a respiração, a postura e a atitude mental corretos. Conhece-se o Qigong médico/terapêutico, marcial, religioso e dos eruditos. Apesar que hoje o governo e escolas chinesas organizaram a prática do Qigong terapêutico para a saúde do povo, mas sofre influências de todos os outros tipos. Este Qigong faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O Qigong tem história milenar e é usado como base para diversas práticas como o Taiji quan (Tai chi chuan).

Os praticantes da Medicina chinesa, como a Acupuntura, Farmacologia e Tui na, devem ser praticantes de Qigong para a sua proteção e saúde além de oferecer o melhor para sua terapêutica. A Acupuntura, Farmacologia e Tui na têm um resultado maravilhoso quando em mãos de conhecedores da essência da MTC. Estudos livrescos e prática clínica, apesar de fundamentais, não são suficientes, pois devemos aprender a mover e conhecer o nosso Qi (energia) ativamente através da prática do Qigong. Deveremos estar mais saudáveis do que aqueles que nos procuram para tratamento. Todo processo de tratamento é uma troca de Qi e, certamente, não são somente a erva, mãos ou a agulha que farão este processo. A energia emanada daquele que é tratado faz parte do compêndio de possíveis causas de adoecimento do profissional de saúde. 

O tratamento e a busca da saúde deverão se iniciar com a vontade e capacidade de se fazer mudanças estruturais (alimentação e exercícios corretos, forma de pensar e questões psíquicas, etc). É comum se dizer que enquanto a pedra for pedra ela sempre afunda e enquanto a bola for bola esta sempre emerge. Somos, por isso, semelhantes a uma fechadura que, enquanto tivermos aquela forma, sempre as mesmas chaves nos acessarão; sempre os mesmos estímulos nos adoecerão.

“Desse modo, a tarefa não consiste tanto em ver o que ninguém até hoje viu, mas, em pensar o que ninguém até agora pensou sobre aquilo que todos vêem” cito Arthur Schopenhauer. A ciência deste século XXI tem um grande desafio em suas mãos: a busca de uma compreensão maior da realidade em que vivemos. Mais do que nunca, sentimos a necessidade de buscar novos níveis de consciência, para percebermos o incrível potencial e o propósito da vida, sendo que para isto precisemos nos desancorar do fragmentário, do mecânico e do pensamento linear de Darwin, Descartes e Newton, sem no entanto descartá-los. 

A Medicina Tradicional Chinesa, assim como toda a prática das artes psicofísicas chinesas como o Qigong e o Tai Ji Quan, tem muito a contribuir com esta nova percepção de ciência. Os seres humanos estão, intimamente, ligados à teia da vida em nosso planeta. Com isso, é necessário organizarmos o mundo com novas crenças e valores compatíveis à sobrevivência, sustentabilidade e harmonia da humanidade e da natureza. Não se pode compartimentalizar o conhecimento criando superespecialidades, fazendo com que o saber torne-se pulverizado, como se faz na atualidade. Sem considerar o indivíduo como um todo inserido em um determinado meio. 

Os Exercícios Terapêuticos Chineses são utilizados pelo governo chinês em programas de incentivo à pratica nos parques públicos, trabalho e escolas, para manutenção da saúde e disposição física e mental; com um êxito excepcional. Mais de 250 milhões de praticantes diariamente. Com muito respeito e admiração, por onde a velha ciência nos trouxe, poderemos apreender muito com tudo isso e contribuir um pouco mais para que nossa produção científica seja mais abrangente. É mais comum na China encontrar grandes médicos que sabem sobre pintura, ópera, história, filosofia e alguns são peritos em artes marciais para educar o espírito e o corpo em sua caminhada. Como cita Abraham Maslow “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver todos os problemas como um prego”. Tal estudo é regido por toda a compreensão filosófica chinesa que engloba o Taoísmo, Budismo e Confucionismo. Remete- se a livros como o Yi Jing (I ching), Dao de Jing (Tao te King), Nei Jing Huang Di. Concordo com Helen Keller quando diz que “A heresia de uma Era torna-se a ortodoxia da Era seguinte”. Qigong e Exercícios Terapêuticos Chineses.

Dr. Gutembergue Livramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário