segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ba Duan Jin Qigong


BA DUAN JIN  ( Pa tuan chin )
 八段锦

Também denominado “AS OITO PEÇAS DO BROCADO DE SEDA” ou “OITO EXERCICIOS PRECIOSOS” foi criado pelo Marechal Yue Fei, para melhorar a saúde de seus soldados.
Este Marechal foi uma personagem de grande importância na cultura chinesa, pois lutou contra invasores bárbaros através de métodos marciais que criou, além de contestar a corrupção do governo da época  e lutar a favor do povo oprimido.
Faz aproximadamente 1000 anos que o BA DUAN JIN existe e muitas são as versões a respeito de sua criação, mas, o mais importante são os princípios de cada forma de treinamento. Seu objetivo maior é o de desbloquear todos os meridianos do corpo, permitindo o livre fluxo do QI através destes canais. O que produz uma saúde perfeita.
Os exercícios são simples, mas dependem de uma concentração firme da mente em cada um deles para que a prática seja produtiva.
Como recomendação básica se aconselha manter a mente calma e tranqüila através de um relaxamento introdutório antes de cada uma das práticas.
Outro aspecto é a perseverança. Depois que cada uma das formas foi aprendida, é necessário que você dedique alguns minutos diários a sua prática e os resultados não tardarão a aparecer.
Cada um dos oito exercícios atinge determinados meridianos.


PRIMEIRO EXERCÍCIO
Mãos duplas empurrando o céu

Poema:
Regula o meridiano “Triplo Aquecedor”, permitindo o livre fluxo de qi. As doenças desaparecem. Mãos reversas olham o céu e elevam os dois braços. Estire o peito, endireite a cintura e balance para os dois lados. Fique ereto e firme. Pratique longamente e o seu corpo se tornará forte e você sentirá alegria.

SEGUNDO EXERCÍCIO
 Direita e esquerda abrem o arco para atirar no falcão

Poema:
Dois braços fortes e firmes para fortalecer os rins e a cintura. Dobre o cotovelo horizontal ao ombro, (a sua mente) puxa com força.
O objetivo da mão em flecha. (em direção ao alvo), usa os olhos para fixar. Sente-se a cavalo para aumentar a eficiência.

 TERCEIRO EXERCÍCIO
Empurrando o Céu e a Terra

Poema:
Para ajustar e regular o baço e o estômago deve-se elevar os braços isoladamente, o baço e estômago ganham paz e harmonia, as doenças são curadas automaticamente. Elevar o braço e esticar as palmas, usando força para esticar. Estende e desenvolve os tendões e os músculos. O fígado e o estômago ficarão confortáveis. Mão direita eleva-se, mão esquerda abaixa-se, direita e esquerda estendem e trocam fazendo os tendões e os canais viverem.

QUARTO EXERCÍCIO
Segurando a cintura olhando para trás

Poema:
Cinco fraquezas (doença dos Zang) e sete prejuízos (pelas sete emoções) espere e veja depois.
Pratique longamente, exercite longamente, tendões e ossos ficarão fortes. Fraqueza e injúrias acontecem porque os órgãos internos estão fracos. Fortaleça o peito e o pescoço para dar uma boa olhada atrás. Segure a cintura e eleve o peito. O corpo fica ereto. Especialmente efetivo na cura de prejuízos internos.
Girando a cabeça de um lado para outro, os músculos e vasos sangüíneos se soltam e o qi é canalizado para o pescoço abastecendo toda a cabeça.

QUINTO EXERCÍCIO
Coração de fogo

Poema:
Gire a cabeça e balance o quadril para eliminar o fogo do coração.
Quando o fogo do coração é forte, use o metal do pulmão para subjugá-lo.
O corpo girando de um lado para o outro fará o sangue fluir suavemente produzindo muitos benefícios.
Se os músculos e tendões das pernas estiverem presos estas ficam doloridas e o corpo fica adormecido, estenda e dobre as pernas durante o exercício.
O fogo (Qi em excesso) no plexo solar pode ser causado por alimentação imprópria, respiração de ar inadequado ou perda de sono. Quando há qi em excesso no plexo ou coração o melhor é mover o fogo para os pulmões onde poderá ser regularizado e harmonizado com a respiração suave.
De acordo ao wu xing (cinco movimentos) o fogo pode destruir o metal mas, o metal também pode absorver o calor e controlar o fogo. Coração, fogo, Pulmão, metal.

 SEXTO EXERCÍCIO
Fortalecendo os rins

Poema:
As duas mãos vão para o chão em direção aos pés (com pernas esticadas) fortalecendo os rins e a cintura; quando os rins e a cintura são fortes, todo o corpo estará forte.
Curve a cintura e segure os pés. Esta é a forma mais efetiva de fortalecer músculos, tendões e ossos. É também a melhor forma de prevenir resfriados.
Os rins estão sob os maiores músculos das costas, são a residência do Jing ancestral (yuan jing). Quando os rins estão fortes e saudáveis, o Qi ancestral (yuan qi) é retido e fortalecido. Só quando os rins são fortes eles são capazes de gerar qi ancestral e vivificar o corpo. Quando se inclina para frente e as mãos vão em direção ao chão se tenciona os músculos das costas restringindo o fluxo do qi na área dos rins. Quando se solta esta pressão retornando o corpo se libera rapidamente o fluxo do qi removendo qualquer qi estagnado.

SÉTIMO EXERCÍCIO
Socando para aumentar a vitalidade

Poema:
Mova os punhos em espiral com olhos ferozes para aumentar o qi. Sente a cavalo e agache-se fortalecendo o peito.
Este exercício treina a elevação do espírito da vitalidade. Quando seu espírito está elevado ( shen ), o fluido do qi é fortalecido aumentando inclusive a força muscular ( qi li ), o qi preenche todo o corpo chegando a atingir a pele.

OITAVO EXERCÍCIO
Caindo sobre os calcanhares ativando a circulação

Poema:
Sete desordens e centenas de enfermidades desaparecem quando a circulação é restabelecida e o qi flua suave.
Este exercício é usado para fazer circular o qi desde o topo da cabeça até a ponta dos pés.
Quando se eleva nas pontas dos pés, os seis canais de qi conectados com órgãos internos são estimulados.

Prof. Gutembergue Livramento

5 comentários:

  1. Olá amigo,

    Primeiramente, obrigado pelos ensinamentos. Gostaria de saber como é a respiração em cada movimento e a importância dela.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do blog da música desculpe não ter lhe respondido mas infelizmente não vi. Caso permaneça com a dúvida será um prazer lhe responder em gutemberguelivramento@gmail.com

      Excluir
  2. Desde 2015, foi feito uma pergunta. Já estamos em 2017 e não responderam a pergunta!?! Isso é desrespeito com o ser humano! Que ensinamento você aprendeu com o Qi GONG ?

    ResponderExcluir
  3. Não respondi porque não vi. Não voltei a este artigo e consequentemente não vi. Todos foram atendidos em suas perguntas. Seu julgamento é precipitado e desnecessário pois não deve criticar o que não conhece. Tenha mais educação. Se por acaso pratica Qigong é preciso praticar muito pois está muito longe de qualquer refinamento. Se aquele que fez a pergunta acima (Blog da musica) ainda quiser saber a resposta será um prazer respondê-lo em meu e-mail pessoal e para ele peço desculpas pela não resposta ainda. gutemberguelivramento@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir