quarta-feira, 24 de junho de 2015

CERTEZAS e POSSIBILIDADES
Gutembergue Livramento

Se as “certezas” do mundo e até mesmo as de cada pessoa mudam ao longo do tempo, e assim acontece, isto significa que devemos dar outro significado a estas. As “certezas” geram falsa segurança ou até mesmo leveza de consciência para alguns atos, mesmo que atrozes, quando a maioria tem a mesma concepção da realidade. Quantos já foram queimados em fogueiras ou assassinado de diversas formas somente porque viam o mundo sob outra perspectiva? As certezas distanciam frequentemente as pessoas da Verdade. Os julgamentos em qualquer instância somente acontecem quando se vai de encontro às certezas daquele momento ou cultura. Como dizia uma pensadora: “A heresia de uma era torna-se a ortodoxia de uma era seguinte”. Mas muitos até foram sacrificados por esta “heresia” e geralmente quando lutaram contra o Estado ou Religiões, para atenuar a dor e sacrilégio, são tidos como heróis no futuro cultuados pelo mesmo Estado ou Religião. Em suma, o que parece somente uma ignorância é geralmente uma concepção criada para imobilizar aqueles que porventura saem da linearidade imposta por manipuladores.

Como viver em uma realidade onde não há certezas e sim possibilidades? Como diz o adágio milenar chinês: “Nada existe, tudo está se tornando”.
Isto apesar do desespero da incerteza sentida por alguns traz o poder construtivo próprio de cada consciência pra nortear os resultados e manifestações da realidade da vida. Muitos preferem algo ruim, mas certo, do que as diversas possibilidades apesar de que dentre estas está a cura ou a felicidade. Muitos repetem nos consultórios médicos: “prefiro a certeza de um mau diagnóstico do que a incerteza de não saber o que tenho depois de tantos exames”. As possibilidades da existência nos colocam o processo construtivo e criador sob o foco da consciência de cada um. O observador muda ou perpetua a realidade a cada momento que interage com esta. Precisamos tomar consciência deste poder.

Ao longo de uma vida perdemos todos os átomos do nosso corpo e os renovamos por novos diversas vezes por troca com o meio ambiente, mas o porquê de um indivíduo mudar todos os seus átomos e receber novos este continua doente ou muitas vezes, mais doente que antes? As realidades manifestas são expressões de uma “Fôrma vibracional” que enquanto for a mesma nada muda mesmo que suas unidades formadoras mudem. Enquanto as certezas se mantiverem as Fôrmas também.

A inconstância de todas as coisas é o nosso maior trunfo desde que possamos realmente nos ater disto. Por isso não haverá apegos e medos nem muito menos certezas. O Universo não gera certezas e sim, POSSIBILIDADES. Quando isto for compreendido profundamente não haverá espaços para a doença, que é uma permanência de um estado moribundo até a morte nem o medo das certezas criadas pela mente, pois estas nunca existiram mas poderão ser criadas. Por isso poderão ser recriadas e todos nós temos novas oportunidades de fazer tudo diferente mesmo que comecemos agora.

Agora é o momento de construção e de desconstrução mais importante pois o ontem já se pulverizou e nunca acordaremos amanhã, sempre que acordamos é Hoje, AGORA. O resto é criação da sua própria mente onde se agregam impressões, conhecimentos prévios, sentimentos e Luz (que é a base da construção de toda "realidade") mesmo que esta realidade não seja benéfica para você. Enquanto estivermos neste plano de existência a "realidade" sempre será criada por você ou pelo mundo.

Se a "realidade" pode ser criada e recriada que aprendamos a fazê-la de forma favorável a nossa saúde e bem estar desde que esta "realidade" seja "ecológica", quer dizer, não interfira de forma negativa na vida dos outros nem na natureza de forma destrutiva. A mente cria a realidade e também todos os argumentos convincentes para que se acredite nesta criação como se fosse a única realidade dentre as possibilidades.
 
Podemos passar uma existência inteira sem usufruir das mais incríveis potencialidades da vida por estarmos aprisionados em uma "realidade" que na verdade nunca existiu. Como o elefante gigante que fica preso amarrado até mesmo numa cadeirinha somente porque quando muito pequeno foi amarrado a árvores imensas e passou a ver tudo como uma grande árvore que o impedirá de se mover para onde quer que seja.

Os governos, as religiões, as entidades de controle estão cheios de artífices para que todos possam crer em realidades que nunca existiram. Como exemplo quando no século XVI a concepção de Deus foi retirada da Natureza (onde estava até então) para poder lesar a Natureza a bel prazer do homem, as ordens religiosas da época, em parceria com o Estado, retirou Deus da Natureza e o colocou no "céu", tanto que quando alguém quer falar com Deus olha sempre para o céu. Mas Deus não está em todo lugar por que só no "céu"?
Criação de "realidades" e manipulação de ideias que passam a ser corrente na vida de todos e ninguém questiona, pois se coloca um “observador” e “punidor” que a tudo ver, onipresente e onipotente, a seu lado para que todos tenham medo até mesmo de pensar diferente e criticar o óbvio das criações das religiões e governos ao redor do mundo que têm interesses bem claros de manipular a realidade trazendo ideias obscuras para a realidade presente.

Observe que se tudo fosse verdade mesmo não seria diferente em séculos diferentes nem em povos diferentes em momentos diferentes. Se fosse verdade, apenas seria. Acredita-se fortemente hoje em algo, e até vidas são tiradas por isso, mudando logo adiante quando não for mais interessante para aqueles que manipulam o senso comum. Há um aprisionamento na realidade criada que é mantida com agrados às mentes ilusionadas. As pessoas se sentem “seguras” quando acreditam em certas coisas mesmo que estas nunca tenham sido verdades. Ninguém nunca provou que o Universo é somente linear em sua forma de construir-se, mas a maioria se sente confortável em adotar esta possibilidade. Cria-se a idéia de que é melhor viver ao acaso ou por conta de um destino pré-estabelecido e rígido que perceber as forças que criam todas as realidades e ser ativo na construção das possibilidades, pois estas possibilidades não se pode dizer que uma delas aconteceu e se tornou realidade por acaso ou por obra do destino. Se há possibilidades há escolhas.  .
Crie você e recrie todos os estados, pois há apenas, e tudo isso, Possibilidades. A Luz é a base da construção da matéria e esta é emanada a partir do "Coração", da consciência, a partir da imaginação e intensidade da Energia do "Fígado", da vontade inabalável do "Baço" e "Rim", da persistência e força do "Pulmão" e do amor e paz (QUIETUDE) novamente do "Coração" segundo filosofias orientais antigas. Estes órgãos são vibracionais e não somente uma expressão material com funções bioquímicas. A capacidade de meditar profundamente nos faz acessar a estas forças transformadoras. Meditar é estar atento e vigilante criando a quietude interna onde há todas as respostas e guardado o verdadeiro amor divino. Procurar “fora” nos afasta do domínio e percepção das possibilidades.

Quando os "órgãos" energéticos se enfraquecem, assim como o Qi e Sangue, perdemos a capacidade de transformar e transmutar adequadamente a "realidade" imposta pela mente do "mundo" e de outras pessoas (muitas vezes doentios). Quando há Qi e Sangue adequado em órgãos saudáveis criamos ambientes saudáveis internamente e externamente e nos mantermos em harmonia. A Mente e o Corpo nunca estiveram e nunca estarão afastados e isolados. São a mesma faceta de uma única realidade. Por isso práticas meditativas, alimentação adequada, exercícios adequados respiratórios, buscar os tesouros espirituais em nós armazenados nos centros sutis de energia, tudo isto está na base da criação da força necessária para criarmos e recriarmos a "realidade" em ambientes saudáveis. Somente a Quietude do coração/mente pode abrir esta possibilidade. Invista nisto e mude qualquer “realidade”.

Gutembergue Livramento
*Mestre em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Fisiologista e Pesquisador em Medicina e Saúde Humana.
*Mestre em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão e Mestrando em Fitoterapia Clínica Chinesa pela Yunnan University of Traditional Chinese Medicine, Kunming, China em parceria com a Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa, Centro de Enseñanza de la Medicina China e IBRAPEQ.
*Professor Universitário em disciplinas de Fisiologia e Anatomia Humana, Fisiologia do exercício, Biofísica, Fitoterapia e Medicina Chinesa. Graduação e pós-graduação.
*Especialista em Medicina Chinesa Clássica e moderna (Brasil/Europa/China), Acupuntura e Eletroacupuntura, Fisiologia do exercício (UGF), Fitoterapia (UFBA), Somam-se as Graduações em Fisioterapia (Escola Bahiana de medicina) e Engenharia (UCSal).  
*Mestre em Kung Fu, Taiji Quan, Bagua Zhang, Xing yi Quan, Tongbei Quan  e Qigong Membro do Instituto de Shenzhen, província Guangdong, China.
*Presidente/fundador do IBRAPEQ (Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Qigong e Medicina Chinesa). www.ibrapeq.com.br e www.gutemberguemtc.blogspot.com.br

https://www.linkedin.com/pub/gutembergue-livramento/63/147/172

Nenhum comentário:

Postar um comentário