segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Acupuntura e Moxabustão no Tratamento da Diabetes Mellitus


针灸治疗糖尿病
Dr. Gutembergue Livramento

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) Diabetes Mellitus é chamada de Xiao Ke, Xiao Dan e Xiao Zhong. É comum em termos gerais referir-se a Diabetes como 糖尿病 Tang Niao Bing onde Tang (doce), Niao (urina) e Bing (doença). Compõe excessiva sede, excessiva fome, urina frequente, emagrecimento e “urina doce” são as principais manifestações clínicas. Segundo o Su Wen: “Depois de entrar via oral, o alimento é estocado no estômago. O Baço-Pâncreas (BP) ajuda o Estômago a distribuir a essência do alimento para várias partes do corpo... disfunções podem ser a causa de adiposidade e patologias. As pessoas engordam pela indulgência do doce e da comida gordurosa. A comida gordurosa gera calor interno e a comida doce gera excesso úmido no aquecedor médio (Zhong Jiao). Então o Qi do Aquecedor médio (Zhong Jiao) transborda para cima para causar Xiao Ke (Diabetes)”. Diabetes Mellitus (DM) é dividido em tipo 1 e tipo 2. A tipo 1 tem fatores genéticos importantes e não nos ateremos aqui. Desenvolveremos o trabalho aqui neste texto para a diabetes tipo 2.

Diabetes Mellitus tipo 1 há uma destruição das células beta das ilhotas de Langherans do Pâncreas tendo como consequência a não produção de insulina. Representa 5-10% dos diabéticos (DM). Engloba os antigos conceitos de Diabetes juvenil ou Diabetes Mellitus insulinodependente. Há dois subtipos: o primeiro é DM mediada por imunidade que representa cerca de 95% dos DM tipo 1. Aparece como consequência da destruição autoimune das células beta do Pâncreas. O segundo subtipo é chamado de DM idiopática e desconhecemos sua etiologia. Não apresenta anticorpos conhecidos nem relação com a LHA (área lateral do hipotálamo). Insulinemia muito flutuante com vários quadros de cetoacidose. Mais comum na Ásia e África.

Diabetes Mellitus tipo 2 é a forma mais comum de DM cerca de 90-95% dos diabéticos. Caracteriza-se pela resistência à ação periférica da insulina ou defeitos na secreção da insulina, ou ambos. Com característica multifatorial sem destruição autoimune das células beta pancreáticas. A obesidade abdominal está presente em mais de 85% dos DM tipo 2 frequente com diagnóstico de síndrome metabólica. Apesar de existir uma carga genética, mas são deflagrados por fatores meio ambientais como o sedentarismo, alimentação inadequada, dentre outros. A Diabetes tipo 2 não é dependente de insulina (insulinoindependente). O Pâncreas produz insulina em larga escala na tentativa de vencer a resistência periférica. Com o passar dos anos estes indivíduos podem ter o Pâncreas falindo sua produção e também passarem a  dependente do uso da insulina.

A Etiologia e Patogênese da Diabetes geralmente se relacionam com deficiência congênita, hábitos de alimentação irregular, desordens emocionais, excesso de estresse, excessiva tensão nervosa e excesso de atividade sexual e vida sedentária com pouca atividade física. No capítulo 46 do Ling Shu é dito: “As pessoas, se seus cinco órgãos Zang estão fracos, seria passível de adoecer por Xiao Dan (Diabetes).” Deficiência congênita é um importante fator interno para Diabetes, especialmente em pessoas com constituição corporal de deficiência de Yin. No capítulo 47 do Ling Shu é dito que “Baço-Pâncreas delicado é passível de dar origem a Xiao Dan (Diabetes).” Longo tempo exposto à alimentação irregular, ou desordens emocionais, ou excessiva atividade sexual podem direta ou indiretamente afetar o Baço-Pâncreas e Estômago no transporte e transformação, e somar causas às doenças.

*Qual a situação atual das pesquisas sobre o tratamento da Diabetes Mellitus pela Acupuntura e Moxabustão?

Nos últimos anos, as pesquisas no tratamento da Diabetes tanto com a Acupuntura quanto com a Medicina Chinesa como um todo tem desenvolvido rapidamente. O efeito da Acupuntura e Moxabustão para Diabetes já está comprovado. Age em diferentes mecanismos e momentos no curso da doença, especialmente na prevenção e tratamento das complicações da doença como, por exemplo, Diabetes acompanhada de doença vascular cerebral, Diabetes com doença coronariana cardíaca, Rinopatia diabética, Retinopatia diabética, Neuropatia periférica diabética, Pé diabético, etc. Isto mostra a importância da Acupuntura e Moxabustão já que a Medicina Moderna convencional no ocidente (Medicina ocidental) ainda não tem um método típico efetivo para as complicações crônicas da Diabetes. Mas as pesquisas ainda não são suficientes, pois mais estudos são necessários. Os métodos de pesquisas são padronizados. A maioria dos pesquisadores adota diagnóstico padrão uniforme a evolução padrão do efeito terapêutico se baseando na Organização Mundial de Saúde (OMS) e Governo chinês, tal como processo randomizado e método “cego” de pesquisa. Estes processos tornam as pesquisas mais confiáveis e convincentes, mas algumas reformas devem ser feitas neste método para que a Medicina Chinesa tenha uma ampla e verdadeira aplicação clínica percebida nas pesquisas. No tratamento clínico, outros métodos também são aplicados além da acupuntura e Moxabustão como Auriculoacupuntura, Eletroacupuntura, combinação de Acupuntura e drogas, Acupressão, Tuina, Dietoterapia, Fitoterapia chinesa e Qigong. São todos pesquisados e reportados. Contudo, estas pesquisas são feitas somente na terapia simples e resultado terapêutico, enquanto a Diabetes tem uma etiologia complicada, patogênese, complicações e influências, o que faz com que a maioria das terapias simples não associadas a outras tenham resultados insuficientes. As pesquisas deveriam ser focadas na relação e cooperação entre várias terapias, tentando encontrar uma fórmula combinada de terapias no cuidado e tratamento da Diabetes com exercícios físicos, dieta, psicologia, medicina ocidental, fitoterapia chinesa, acupuntura e moxabustão, então como resolver várias dificuldades no tratamento da Diabetes. Em estudo laboratorial o trabalho frequentemente é feito extensivamente com certa profundidade, não somente no simples índice de glicose no Sangue e taxa de insulina. Uma série de pesquisas na morfologia relativa, sistema nervoso central, hormônio e gen e outros aspectos do mecanismo do tratamento da acupuntura têm sido realizados para promover o aumento da base teórica e pensamento de novas abordagens. Em suma, com o aprofundamento da pesquisa, a Acupuntura e Moxabustão ganharão mais importância no tratamento da Diabetes e suas complicações.
  
*Quais os mecanismos de ação da Acupuntura e Moxabustão no tratamento da Diabetes Mellitus?

Esta pergunta tem sido o foco de pesquisas médicas nos últimos anos. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as patogêneses da Diabetes são o consumo dos fluidos Yin e o excesso de calor seco; a deficiência de Yin é considerada como Ben(a raiz da doença) e o excesso do calor seco como Biao(a manifestação da doença). Como ajustar a condição de deficiência de Yin e excesso de Yang com acupuntura e moxabustão? Usar que critério? Tratar Ben nutrindo o Yin e Biao clareando o calor; tratar as complicações de acordo às diferenciações sindrômicas. Pesquisas médicas modernas indicam que acupuntura e moxabustão podem regular o nível de glicose no Sangue e insulina se estes estiverem acima do normal e aumentar os níveis destes no Sangue se estiverem abaixo do normal. Mesmo que as drogas ainda são mais efetivas em pesquisas para diminuir o nível de glicose no Sangue que acupuntura e moxabustão os resultados são muito expressivos e são motivos de ainda muito estudo buscando melhorar ainda mais a efetividade da acupuntura. As principais regulações metabólicas com dados de pesquisas significativos serão colocadas a seguir:

1.       Regulando o insulinismo.

Acupuntura pode promover secreção das células beta das ilhotas de Langherans do Pâncreas incrementando a produção de insulina, inibindo a secreção do glucagon pancreático, inibir a função do Pâncreas os tecidos na secreção do glucagon, aumento dos grânulos secretores nas células beta do Pâncreas, restaurando as células produtoras de insulina. Melhora a sensibilidade dos receptores das células beta a presença da glicose, acupuntura e moxabustão também podem melhorar a sensibilidade da insulina nas membranas das células alvo. O aumento mais rápido da secreção da insulina e consequente consumo e transformação da glicose controla o aumento da glicose sanguínea. Por outro lado, a Acupuntura e moxabustão podem promover a conjugação da insulina e receptores de membrana das células alvo, e aumentar o percentual de utilização da insulina sérica. Enquanto isso, Acupuntura e Moxabustão podem remover os obstáculos para o segundo mensageiro (cAMP e cGMP) depois de aceitar, com isto aumenta no nível de insulina resultando numa diminuição do nível de glicose sérica.

2         .       Protegendo tecido das ilhotas.

Acupuntura e Moxabustão podem diminuir o fenômeno que as células das glândulas secretoras exógenas em volta das ilhotas transformem em novas células beta, aumentando os grânulos pálidos, diminuindo marcadamente a relação da área entre o núcleo do grânulo e os grânulos secretores, sendo uma modulação morfológica da secreção compensatória hiperativa das células beta das ilhotas.

3        .       Melhorando a resistência à insulina.

Acupuntura e Moxabustão reduz a resistência à insulina corrigindo os receptores da insulina e defeitos depois de aceitar, principalmente a última. A Acupuntura pode aumentar o número e função de carreadores de glicose em células alvo, carrear efetivamente glicose do interior das células para a superfície destas, então o transporte da glicose é fortalecido; pois a Acupuntura pode melhorar a atividade de certas enzimas importantes (piruvato desidrogenase e glicogênio sintetase) as quais são necessárias no processo de metabolismo material nas células, a oxidação e estoque de glicose são promovidos; pois a Acupuntura pode melhorar o metabolismo lipídico e promover a circulação sanguínea, a concentração de ácido graxo livre e insulina são diminuídas na circulação sanguínea.  Todos os efeitos acima da Acupuntura e Moxabustão podem reduzir a resistência à insulina.

4          .       Regulando o ambiente endógeno.

Acupuntura e Moxabustão podem corrigir o metabolismo lipídico em desordem tão quanto diminuir os conteúdos séricos de triglicerídeos, colesterol total sérico e a lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), aumenta a quantidade de lipoproteína de alta densidade (HDL)  e seus subcomponentes,; regula o nível metabólico de adenosina monofosfato cíclico, melhora a função imune. O efeito da Acupuntura e Moxabustão no aumento da atividade sérica do superóxido dismutase (SOD), inibição na produção de Malon aldehyde (MDA), decréscimo do conteúdo de Lactoperoxidase (LPO), limpando radicais livres, fortalecendo a função antioxidante, controlando danos do oxigênio ativo, e regulando o conteúdo e relação de cAMP e cGMP, pode promover peroxidação lipídica diabética. Acupuntura e Moxabustão podem ajudar pacientes diabéticos com diminuição importante de conteúdo hormonal o qual pode aumentar a glicose sanguínea, tal como o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), solução córtex de saliva (SCS), adrenalina, tiroxina plasmática (T4) e hormônio do crescimento (GH). A Acupuntura e Moxabustão podem também ativar a glicose-6-fosfato a qual é uma importante enzima no metabolismo da glicose; influência no Hipotálamo e aumento da função sobre a glicose. Além disto, a Acupuntura e Moxabustão podem influenciar a reologia do Sangue, promove despolimerização de células, diminui a viscosidade sanguínea e aumenta o suplemento de Sangue para os tecidos. Todos estes dados não somente ajuda  a Diabetes, mas também várias complicações da Diabetes. Com isto, o estado metabólico e ambiente endógeno dos pacientes se tornam melhores aumentando a capacidade de retomar a homeostase do organismo.

5          .       Regulando a função nervosa.

A forte estimulação da Acupuntura e Moxabustão podem afetar os nervos periféricos, regular o nervo autonômico, corrigir desordens endócrinas e restaurar células beta das ilhotas de Langherans por excitar o nervo vago e inibir o nervo simpático. A estimulação da Acupuntura e Moxabustão também podem afetar nervos centrais para diminuir frequência de descargas espontâneas de células nervosas LHA (área lateral hipotalâmica) e corrigir a resistência à insulina; enquanto isso, melhora o nível de excitação do neurônio do núcleo paraventricular, regular o comportamento do transmissor nervoso monoamina do núcleo paraventricular, ajusta a secreção metabólica anormal de insulina, tudo isto para alcançar a proposta de diminuir a glicose sérica.

 *Padrões sindrômicos comuns na Diabetes:

Calor seco devido à deficiência de Yin

Deficiência de Yin constitucional somada à longa ingestão de alimentos irregulares, uso excessivo de doce e gorduras ou substâncias alimentares frias podem gerar disfunções do Baço-Pâncreas no transporte e transformação, mucosidade e calor seriam produzidos, secura e fogo se agitariam para consumir os líquidos orgânicos. A capacidade de descender do Estômago e de ascender do Baço-Pâncreas falharia em produzir Qi, Sangue e Líquidos orgânicos, insuficiência de fluido yin causaria Xiao Ke (Diabetes); ou muita preocupação, pensamentos, raiva e outras mudanças emocionais podem causar estagnação do Qi do Fígado e gerar fogo, o qual consumiria líquidos orgânicos causando Xiao Ke (Diabetes).

0     1)   Deficiência de Qi e Yin
Os processos já citados de alimentação irregular gerando distúrbios em Baço-Pâncreas e Estômago que são piorados pelas emoções instáveis que geram estagnação do Qi do Fígado. Com isto o Qi, sangue e Líquidos orgânicos são privados de suas origens resultando em deficiência de Qi e Yin, e Xiao Ke (Diabetes).

0     2)   Deficiência de Yin e Yang
Na persistência Xiao Ke (Diabetes), Yin deficiente gradualmente afeta o Yang, manifestando enfraquecimento e deficiência de Baço-Pâncreas e Rim. Baço-Pâncreas deficiente falha na transformação e transporte da água e do alimento para produzir Qi e Sangue. O Yang do Rim deficiente não aquece e não gera capacidade de transformação, os cinco órgãos Zang entram em declínio e Qi, Sangue, Yin e Yang tornam-se fracos permitindo que Xiao Ke (Diabetes) se torne ainda mais severa.

0     3)   Excessiva mucosidade devido à deficiência do Baço-Pâncreas
Como se sabe as disfunções do Estômago e Baço-Pâncreas devidas a ingestão irregular de alimentos gera falência na transformação e transporte da essência do alimento gerando umidade/mucosidade e posterior calor. A umidade e calor geram distúrbios na descendência do Estômago e na ascendência do Baço-Pâncreas geram disfunções importantes no aquecedor médio, Xiao Ke (Diabetes) aparece neste momento.
Neste caso a deficiência do Baço-Pâncreas é Ben (raiz da doença), e a umidade túrbida e o calor são Biao (Manifestação da doença). Baço-Pâncreas deficiente e excesso de umidade são fatores de suscetibilidade à Diabetes tipo 2. Órgãos como o Pulmão, Estômago, Fígado e Rim podem também estar envolvidos.

*O tratamento deve ser feito de acordo com a diferenciação sindrômica.
Fundamentos na diferenciação sindrômica:
a.       Identificação da localização da doença e distinguir a patogênese. O local da Diabetes na MTC é principalmente Pulmão, Baço-Pâncreas, Estômago e Rim. Mas os órgãos são afetados de diferentes maneiras desde a duração e a manifestação da doença é variada. Geralmente se diz que a doença afeta o Pulmão, Baço-Pâncreas e Estômago na fase inicial. Ao longo do desenvolvimento da doença, primeiro todos os órgãos Zang e depois todos os Zang-Fu são envolvidos. Os sinais de deficiência de yin e Calor são as manifestações da doença em estágio iniciais. Mais tarde se a doença desenvolve, os sinais devido a deficiência de Qi e Yin ou deficiência de Yin e Yang podem aparecer.
b.      Fazer a distinção da Diabetes Mellitus e suas complicações. Complicações frequentemente seguem a Diabetes, esta é uma das características da doença, por exemplo, doenças vasculares cerebrais, doenças renais, desordens gastroenterais, doenças da Bexiga, distúrbios vasculares e de nervos periféricos assim como doenças na retina. Fome excessiva, sede excessiva, urina excessiva e emagrecimento são as principais manifestações clínicas na Diabetes, e suas complicações têm suas próprias manifestações clínicas especiais, tais como a proteinúria nas doenças renais, gangrena nos distúrbios nervosos e vasculares periféricos, etc. Isto deve distinguir clinicamente a doença de suas complicações, geralmente, tomar a Diabetes como o principal e suas complicações como secundárias. Contudo, há alguns pacientes que mostram mais sintomas distintos de complicações que sinais de Diabetes. Para estes casos, diferenciar os sintomas cuidadosamente; não negligencie a doença principal enquanto trata as complicações.

*Princípio de tratamento
Segundo o Su Wen deve tentar encontrar os vestígios da raiz enquanto a doença é tratada. E o Jing Yue Quan Shu (Trabalho completo de Zhang Jingyue) também diz: “As várias complicações poderão desaparecer se a raiz da doença for tratada diretamente”. Baço-Pâncreas deficiente é Ben (raiz da doença) da Diabetes; retenção de umidade, calor seco danificando os líquidos orgânicos são Biao (manifestação da doença) da Diabetes. A doença geralmente influencia o Pulmão, Estômago, Fígado, Rim e outros órgãos Zang-Fu. Desta forma, fortalecendo Baço-Pâncreas, tonificando o Qi, direcionando o calor para fora e resolvendo a turbidez são princípios fundamentais do tratamento. Mas, não é o suficiente. Clinicamente os princípios de nutrir o Yin, clarear o calor, aquecer o Yang, beneficiar o Rim, resolver a umidade e eliminar a turbidez devem ser aplicados de acordo a etiologia e patogêneses, e condições do Qi, Sangue, Yin e Yang. Além disto, “quando uma doença persistente se aprofunda para o interior do corpo, a circulação do Ying Qi ou Rong Qi (energia nutritiva) e Wei Qi (energia de defesa) torna-se perturbada”. Os sinais de estase sanguínea aparecem em casos mais crônicos e nestes casos a ativação do Sangue/Xue deve ser associada a outros princípios durante o tratamento.

*Tratando de acordo às síndromes

O efeito da Acupuntura para diminuir o açúcar no Sangue não é tão bom quanto as drogas, então os pacientes com hiperglicemia devem usar agentes hipoglicemiantes enquanto no tratamento com a Acupuntura. Regular a descendência do Estômago e a ascendência do Baço-Pâncreas e suas funções de transformação e transporte tornam-se a chave no tratamento da Diabetes tipo 2 (distúrbio metabólico apresentando resistência à insulina, não insulino-dependente). Em suma, a condição de diabetes sempre muda e influencia muitos órgãos, manifestando em uma combinação de deficiência e excesso, frio e calor, e frequentemente Inter transformação de Yin e Yang. Então determinar e variar o tratamento de acordo às condições da doença e a situação concreta, selecionar os pontos tendo como base a patogêneses, gerando tratamento pela etiologia, aplicar o método de agulhamento de acordo aos sintomas, unificar diagnóstico, diferenciação, prescrição e Acupontos para tratamento de acordo à síndrome.

Pontos chefe e explicação: Zhongwan (VC 12), Zusanli (E36), Yinlingquan (BP9), Sanyinjiao (BP6), Quchi (IG11), Hegu (IG4), Taichong (F3), Fenglong (E40), Xuehai (BP10), e Diji (BP8).
Zhongwan (VC 12) é o ponto Mu-frontal do Estômago, localizado onde o Qi essencial do meridiano do Estômago se acumula. O ponto age para fortalecer o Baço-Pâncreas e o Estômago, beneficiar o transporte e a transformação do alimento, regular a função de ascender do Baço-Pâncreas e descender do Estômago. 

Zusanli (E36) é considerado o maior ponto de encontro do Qi do Estômago. Agulhar o ponto com método de reforço o ponto aumentará substancialmente a força do Baço-Pâncreas e Estômago. Ergue e corrige o movimento do Yang, enquanto agulhar o ponto com método de redução poderá liderar o Qi do Estômago para baixo para auxiliar a transformação e transporte da água e do alimento.  

Yinlingquan (BP9) é o ponto mar do meridiano do Baço-Pâncreas, pode fortalecer o Baço-Pâncreas, erguer o Yang Qi, promove a função do aquecedor médio (Zhong Jiao), e resolve a umidade.

Sanyinjiao (BP6), é o ponto de cruzamento dos três meridianos Yin do pé, pode fortalecer o Baço-Pâncreas, beneficiar o Qi, regular as funções do Fígado e Rim, regular Qi e Sangue/Xue; combinado com Zhongwan (VC 12)  e Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6) pode revigorar o aquecedor médio enviando e clareando o calor para cima e a turbidez para baixo; combinado com Yinlingquan (BP9), o ponto pode fortalecer o Baço-Pâncreas, resolver a umidade e remover obstrução proveniente da passagem da água.   
   
Quchi (IG11), é o ponto mar do meridiano do Intestino grosso, este pode regular a circulação de Qi no Estômago e Intestinos, normalizar o Estômago para pacificar a rebelião do Qi.

Hegu (IG4), é o ponto fonte (Yuan) do meridiano do Intestino Grosso, agulhando com método de reforço pode obter efeito dispersante, e com método de redução pode obter efeito descendente.; combinando com Quchi (IG11), o ponto pode remover obstrução do Intestino e Estômago assim como clarear todo tipo de substâncias túrbidas e patogênicas.

Taichong (F3), pode acalmar o Fígado e regular suas funções, prevenir o ataque horizontal da madeira Fígado em relação à terra Baço-Pâncreas.

Fenglong (E40), regula o Qi do Estômago, resolve a umidade/mucosidade/fleuma, umedece o Intestino, suaviza o fluxo do Qi nas vísceras Fu. 

Xuehai (BP10), pode liderar o retorno do Sangue para o Baço-Pâncreas, , ativa e regula a circulação do Sangue, elimina estase sanguínea e remove obstrução dos meridianos.  

Diji (BP8), é ponto Xi-acúmulo do meridiano do Baço-Pâncreas, localizado no local onde o Qi e O Sangue do Baço-Pâncreas se acumulam, é muito bom para ativar o Sangue e eliminar estases.

Todos estes pontos utilizados juntos podem ordenar a circulação do Qi e normalizar o transporte e transformação do alimento e água, assim como gerar abundante Qi e Sangue para nutrir os órgãos Zang-Fu e tecidos. A combinação destes pontos é considerada a prescrição básica para Diabetes.

a.       Calor seco devido à deficiência de Yin

Manifestações clínicas: sede com desejo de líquidos frios, poliorexia, profusa “urina doce”, emagrecimento, lassitude, calor nas palmas, solas dos pés e peito, febrícula vespertina, sudorese noturna; ou acompanhada de zumbido, visão borrada, palpitação, insônia, defecação normal ou prisão de ventre, língua vermelha com pouca saburra ou saburra amarela, pulso rápido e fino.
Patogênese: Ingestão irregular de alimentos e deficiência da transformação e transporte do E e BP. Quando o Baço-Pâncreas (BP) falha em enviar a essência Gu Jing (Gu Qi) para o Pulmão (P), este não tem nada para distribuir. Quando o BP não é capaz de ajudar o Estômago (E) a distribuir os fluidos, o calor seco é percebido no corpo. Quando o BP está fraco para transportar e transformar água e alimento, a essência da água e do alimento pode fluir descendente para a Bexiga (B).
Princípio de tratamento: Fortalecer o Baço-Pâncreas, produzir fluidos, nutrir o Yin e clarear o calor.
Acrescentar Taixi (R3) como chefe dos pontos. Se há um ponto chefe este deve ser o primeiro a ser punturado. Todo o organismo se adaptará a esta puntura recebendo com maior capacidade os próximos pontos caso sejam prescritos congruentes ao primeiro. Se há mais de um deve ser escolhido o mais significativo e abrangente. A ordem de colocação das agulhas, assim como as manobras de reforço ou redução fará grande diferença na terapêutica de qualquer síndrome.
O ponto Taixi (R3) é ponto Yuan (Fonte) do meridiano Zu Shaoyin (Rim) podendo tonificar e nutrir o Rim Yin.
Aplicar método de reforço por elevar e empurrar a agulha lenta e rapidamente em Taixi (R3), Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6), Zhongwan (VC 12) para nutrir o Yi e clarear o calor vazio regulando BP, F e R promovendo transporte e transformação.; método de redução por elevar e empurrar a agulha lenta e rapidamente em Quchi (IG11), Hegu (IG4), Taichong (F3), Fenglong (E40) para clarear o calor seco; retém as agulhas por 30 minutos e tratar uma ou duas vezes ao dia. Com tudo isto ajustará as funções de descendência e ascensão de E e BP, produzir Qi, Sangue e Líquidos orgânicos. Desta forma o calor vazio desaparecerá naturalmente.
Deficiência de Qi e Yin
Manifestações clínicas: sede com desejo de beber, fome sem desejo de comer, emagrecimento, lassitude, apatia, respiração curta, palpitação, insônia, dolorimento nos membros, suor espontâneo, suor noturno, zumbido, visão borrada, língua vermelha com pouca saburra, pulso rápido e fino ou fraco e rápido.
Patogênese: Fraqueza do Baço-Pâncreas e Estômago nas funções de subir e descer assim como transformar e transportar o Qi. O Límpido se recusa a subir e a origem do Qi e Sangue são pobres, resultando em deficiência de Qi e Yin.
Princípio de Tratamento: Tonificar o BP, normalizar o Estômago, tonificar o Qi e nutrir o Yin.
Pontos chefe: Quchi (IG11), Hegu (IG4), Fenglong (E40), acrescentar Qihai (VC6) e Taixi (R3). 
Método de reforço nos pontos Qihai (VC6) e Taixi (R3), Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6), Zhongwan (VC 12), Yinlingquan (BP9), Xuehai (BP10), mesmo método em Taichong (F3) e Diji (BP8). Retém as agulhas por 30 minutos e trata uma ou duas vezes ao dia.
O Taixi (R3), Sanyinjiao (BP6) e Xuehai (BP10) são combinados para nutrir o Rim Yin e tonificar a Essência e Sangue, produzindo fluido Yin para interromper a sede. Qihai (VC6) tonifica o Qi e aquece o Yang. O Zusanli (E36) é selecionado para fortalecer o BP e E, produzindo Qi e Sangue. Zhongwan (VC 12) fortalece BP e E, beneficiando transporte e transformação, ajustando a subida e descida para normalizar a função do Aquecedor médio (Zhong Jiao) para beneficiar a origem do Qi e do Sangue. O Taichong (F3) e Diji (BP8) são usados para promover o Qi e ativar o Sangue, além de prevenir estagnação enquanto Qi e Yin são reforçados.
c.       Deficiência de Yin e Yang
Manifestações Clínicas: Boca e garganta secas, preferência por líquidos quentes, urina túrbida, emagrecimento, face pálida, aversão ao frio, membros frios, sensação de calor na sola dos pés e palmas das mãos, febrícula vespertina, suor noturno, vertigem, tinitus, sensação de fraqueza lombar e nos joelhos, apatia, insônia, impotência sexual, emissão noturna, infertilidade feminina, edemas, língua pálida escura com marcas de dentes nas laterais, saburra branca, pulso profundo e fino.
Patogênese: Em Diabetes persistente, deficiência de Yin pode lesionar o Yang resultando em enfraquecimento dos cinco órgãos Zang e deficiência de Qi, Sangue, Yin e Yang. Água e Sangue estagnado se misturam.
Princípio de Tratamento: Nutrir o Yin, aquecer o Yang, tonificar o Rim e fortalecer o Baço-Pâncreas.
Pontos: Taixi (R3), Shenshu (B23), Guanyuan (VC4), Qihai (VC6) e Mingmen (VG4).
Método de reforço em Zusanli (E36), Taixi (R3), Shenshu (B23), Guanyuan (VC4), Qihai (VC6) e Mingmen (VG4), Sanyinjiao (BP6), Zhongwan (VC 12). Retém as agulhas por 30 minutos e tratar uma ou duas vezes ao dia.
Shenshu (B23), (VC4), Qihai (VC6) e Mingmen (VG4) é a prescrição básica para nutrir e aquecer o Yang de todo corpo. Taixi (R3), Guanyuan (VC4) e Sanyinjiao (BP6) prescrição básica para tratar a deficiência de Yin e tonificar o Sangue. Esta prescrição simultânea pode gerar Yin a partir do Yang e pode gerar Yang a partir do Yin restaurando a origem de ambos. Zhongwan (VC 12) fortalece BP e E, beneficiando transporte e transformação, ajustando a subida e descida para normalizar a função do Aquecedor médio (Zhong Jiao) para beneficiar a origem do Qi e do Sangue. Yinlingquan (BP9), o ponto pode fortalecer o Baço-Pâncreas, resolver a umidade e remover obstrução proveniente da passagem da água. Zusanli (E36) além de tonificar Qi e Sangue pode resolver a deficiência dos cinco órgãos Zang e Estômago. A combinação dos três pontos Zhongwan (VC 12), Yinlingquan (BP9) e Zusanli (E36) fortalecem a Essência original do Rim por fortalecer a Essência pós-natal (adiquirida). Diji (BP8) e Xuehai (BP10) ativam e nutrem o Sangue resolvendo a estase e produzindo Sangue fresco. Taichong (F3), pode acalmar o Fígado e regular suas funções, prevenir o ataque da madeira Fígado em relação à terra Baço-Pâncreas. Quchi (IG11), Hegu (IG4) ajudam a distribuir Qi, Sangue e Líquidos orgânicos.

d.      Excesso de umidade devido à deficiência do Baço-Pâncreas

Manifestações Clínicas: boca seca sem desejo de beber, ou beber pouco, zumbido, sensação de peso na cabeça, sensação de cheio na região epigástrica, pouco apetite, distensão abdominal, obesidade, lassitude, fezes soltas, língua pálida com saburra gordurosa, pulso macio e escorregadio.
Patogênese: Obesidade com sensação de peso no corpo mostra uma constituição corporal com excesso de umidade devido à deficiência do Baço-Pâncreas (BP). Disfunção do BP em transportar e transformar gera a subida e retenção de umidade e fluido túrbido falhando em distribuir o Qi, Sangue e Líquidos orgânicos.
Princípio de Tratamento: Tonificar o Baço-Pâncreas e resolver a umidade.
Pontos: Acrescentar Gongsun (BP4) nos pontos chefe.
Reforçar Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6), Zhongwan (VC 12), Yinlingquan (BP9) e método de redução em Quchi (IG11), Hegu (IG4), Fenglong (E40), Gongsun (BP4). Retém as agulhas por 30 minutos e tratar uma ou duas vezes ao dia.

Gongsun (BP4) é ponto Luo – Conexão do meridiano do BP. Bom em promover a função do BP, normalizar o Estômago e conter a rebelião do Qi. Ponto importante para tratar o Estômago, Intestino e abdome. Junto com os outros pontos o Gongsun (BP4) trabalha na restauração da capacidade de ascendência e descendência, transformação e transporte.
Este é o fundamental tratamento ministrado para a Diabetes Mellitus diferenciando as síndromes. Com o aprofundamento do conhecimento se faz necessário tratar não somente a Diabetes, mas também suas principais comorbidades conhecendo sua etiologia e patogênese assim como sua diferenciação sindrômica para a Medicina Chinesa, a saber: Diabetes acompanhada de doença vascular cerebral, Diabetes com doença coronariana cardíaca, Rinopatia diabética, Retinopatia diabética, Neuropatia periférica diabética, Pé diabético, Gastroenteropatia diabética, Bexiga neurogênica diabética, Disfunção erétil, dentre outras assunto que trataremos em outra oportunidade.
Para este artigo foi utilizado como referência a tradução feita pelo autor do livro chinês ZHEN JIU ZHI LIAO TANG NIAO BING 针灸治疗糖尿病 (Tratamento da Diabetes Mellitus pela Acupuntura e Moxabustão) que tem como chefe compilador do conteúdo o Dr. Zhang Zhilong da Shanghai Scientific and Techical Publishers.


Dr. Gutembergue Livramento                                                                                                    *Mestrado em Medicina e Saúde Humana (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública).                            
*Máster em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão, e Fitoterapia Chinesa pela YUTCM (Yunnan University of Tadicional Chinese Medicine (China)).                                              
*Professor especialista em Fisiologia Humana.                                                                      *Professor e Diretor do IBRAPEQ (Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Qigong e Medicina Chinesa) como colaborador da Fundação Europeia de MTC e o CEMETC .          
*Integra Grupo de Pesquisa CNPQ: Doenças Cardiovasculares. Linhas de pesquisa que atua: Fatores de Risco Cardiovascular: controle e prevenção.

Um comentário:

  1. Boa tarde, gostaria de utilizar esse trabalho, para o meu trabalho de conclusão de curso de Acupuntura.
    Como poderia ter acesso a este trabalho?

    ResponderExcluir